Cuidado com suas obras!

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”
Eclesiastes 12:13-14

Eclesiastes significa “aquele que reúne a comunidade da aliança”.
O Livro de Eclesiastes foi escrito por Salomão, aquele mesmo homem que pediu “Sabedoria a Deus”.
Enquanto esteve nesta terra, e que de tudo experimentou e teve pela bondade de Deus, chegou a uma extrema conclusão, reconheceu que tudo aquilo era vaidade.

Temer a Deus é um dos grandes temas de Eclesiastes e da literatura de sabedoria no Antigo Testamento. Temer a Deus implica obedecer-lhe a Ele com respeito, reverência e admiração, servir-lhe com atitudes puras e afastar-se do mal.

As palavras “guarda os seus mandamentos” remetem aos mandamentos da Lei. Jesus os resumiu a “amaras ao Senhor, teu Deus e o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.34-40).

Só somos completos e íntegros quando tememos a Deus e obedecemos aos Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem. Que importância há em viver? Se seguirmos as orientações de Eclesiastes, teremos um relacionamento com Deus e encontraremos no Senhor a vida que Ele quer que tenhamos e não a que pensamos em ter.

Aplicar os conselhos do livro de Eclesiastes certamente nos ajudará a ter uma vida feliz e significativa. Além disso, temos a garantia de que isso “resultará em bem para os que temem o verdadeiro Deus”.

Então, sejamos firmes em nossa determinação de ‘temer o verdadeiro Deus e guardar os seus mandamentos’.

Deus há de trazer a juízo.” Este mesmo ensinamento é advogado por Paulo em 2 Coríntios 5.10. A morte não é o fim. Toda a nossa vida será analisada pelo nosso bondoso Senhor (Ec 3.17).

Contudo, deixe Deus te purificar e descanse em suas Palavras!

Pense nisso, e boa semana na presença real Dele.

Publicar um comentário

Traduzir »