Você é espiritual?

Você se considera espiritual?
Esta pergunta, ao longo do meu caminhar com Jesus, tenho recebido algumas respostas muito interessantes.
Algumas até bem inusitadas, como: eu não entendo nada de Bíblia; isto é só para Pastores; a quem dera se eu entendesse um pouco; minha família nunca me ensinou nada; não tive um bom professor; eu nem sei ler direito; Deus me livre disso…
Tentarei trazer alguma direção a você, sempre pela Luz da Palavra de Deus, pois nela encontramos:
” E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Efésios 4.11
Você é tão sacerdote quanto eu. Somos um povo sacerdotal.
Na Igreja não pode existir o clérigo, aquele que tudo sabe e tudo faz, e o leigo, que nada pode fazer ou nada sabe, e que só os mais entendidos e chamados devem fazê-lo.
Isto a meu ver é “Mito”.
Outro mito que entendo nos dias atuais, é da existência de um dia especial para o Senhor, como  em algumas religiões que conheço. O sábado ou o Domingo. A Palavra de Deus nos revela que todos os dias são santos e especiais e, portanto do Senhor.
No Velho Testamento, havia dias, mas agora é diferente. Claro que podemos separar um dia para o Senhor, para um propósito, para um Jejum especial, etc. Mas, você tem que ser santo todos os dias, e não somente em um dia. No sábado ou no domingo, você canta, ora, louva, testemunha, e na segunda, terça, quarta, quinta e sexta?
“O meu povo esta sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”. Oséias 4.6
O verdadeiro cristão não deve ficar com o coração na terra. Deve se libertar de tudo que o prende. Sentimentos malignos, desejos malignos, sentimentos de perda, de humilhação, de dinheiro, de posse e por ai mais e mais.
Quando se fala em dinheiro, nós evangélicos somos alvos na certa. Não estou dizendo aqui que o cristão tem que ser o resto da vida pobre, mas sim, não deixar este sentimento de poder e ganância te aprisionar.
Ele tem que ser controlado e nunca você ser controlado por ele.
” Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. ” Mateus 6,21
Agora que desmistifiquei alguns pré-conceitos acerca de nossa vida espiritual e caminhada com Jesus, vamos para o significado de uma pessoa espiritual.
A Igreja  formada por homens, gente, pessoas.
Classifico três tipos de pessoas dentro dela:
O homem natural, o homem espiritual, e o homem carnal.
O homem natural é aquele que ainda não tem a Jesus. Cristo está fora de sua vida. Para ele, as coisas do Espírito é loucura; ele não entende os que estão com Jesus, e porque estão. Não entende porque você esta na Igreja e não em outro lugar. O marido não entende porque a esposa gosta de ir a Igreja. Não entende a santidade. Não entende porque tem que esperar pelo casamento para ter relação sexual.
O homem espiritual é aquele que convidou Jesus para entrar em sua vida. É aquele que tem Jesus no controle. Cristo dirige sua vida em todos os sentidos. Ele é Cristocêntrico, ou seja, Jesus no centro, no trono. O Senhor é o dono de sua vida, e não o “eu”. Ele só fala de Jesus, pois seu coração está cheio do Mestre. Flui dele a graça. Ele dá testemunho, fala de bençãos, e não está nem ai para as coisas do mundo. Está integrada na comunidade. Tudo que faz e para glória de Deus.
Já o homem carnal, tem Jesus, sim, na sua vida, o convidou para morar em seu coração. Mas ele não deixa que Cristo tenha o controle, de fato, da sua vida. É carnal porque vive se inclinando para as coisas da carne, ou seja, para os prazeres e deleites. O homem carnal é aquele que tem Cristo na vida, mas que não deixa Cristo assumir o controle. É ele mesmo.  Ele vai a uma reunião, ora e diz: “Jesus vai à frente”; sai como um homem espiritual, mas quando chega à rua, fecha com seu carro as pessoas, ou é fechado por outro irmão, e lá vem o palavrão, se entregando a raiva, a ira. Quando chega a casa, faz confusão, briga com a esposa ou com o marido, com os filhos. Ele está sempre cheio de altos e baixos, uma hora é espiritual, mas na maior parte do tempo é carnal. Na sociedade uma coisa, na família outra.
O homem espiritual não peca, porque para pecar, precisa fazer uma escolha pelo pecado. Ele sabe a diferença e escolheu obedecê-la.
A vida Cristã é intensidade. Não sou religioso. Sou seguidor de Jesus, busco seu caráter através do que Ele deixou como orientação para nossas vidas.
Sei que muitos não suportam essas palavras, e sei que há pessoas que não querem realmente nada com Deus; e vem a igreja apenas como um tipo de programa.
Mas, também há aqueles que querem realmente o Senhor, Glória a Deus por isso.
Medite: Em qual homem ou mulher você está situado, no natural, espiritual ou carnal.
” Aqueles que estão plantados na casa do senhor florescerão nos átrios do Senhor ”
Salmos 92,13
Boa semana,

Pr. Cássio Saraiva

Publicar um comentário

Traduzir »